Maternal na Granja Viana

A Escola Sementes do Alecrim recebe crianças no maternal a partir dos dois anos. Um ambiente em meio a natureza proporciona experiências ricas favorecendo o desenvolvimento integral dos pequenos. Nesses anos iniciais, os focos de trabalho são:

O maternal é um começo repleto de vivências sensoriais, aprendizagem sobre si e descobertas sobre o outro e o coletivo. Um encontro profundo com a arte, suas cores, texturas e infinitas possibilidades. 

 
maternal na Granja Viana

Como funciona a adaptação escolar no maternal?

Acolher crianças pequenas que experimentam sua primeira saída do contexto familiar e entram em contato com o coletivo e com novos arranjos sociais, requer cuidado e atenção. Assim, aqui na Sementes, no início de cada semestre, são cuidadosamente preparados ambientes convidativos que despertam a curiosidade e a conexão com o novo espaço. Educadoras preparadas estão disponíveis e atentas para entender as crianças e interagir com cuidado e respeito e estabelecer vínculo com elas. Trazendo segurança e, gradativamente, tornando desnecessária a presença de um cuidador.

Como é a Rotina do Maternal?

A rotina para os pequenos é um importante organizador que traz segurança e influencia o desenvolvimento físico, emocional, cognitivo e social. O dia começa em uma roda de conversa que traz informações sobre as propostas do dia e, também nesse momento, se compartilham vivências, exercitando os turnos do diálogo e a atenção. Nesse encontro é possível se aproximar das crianças e perceber como estão. Em todas as rodas iniciais, incentivamos que contem como se sentem com o objetivo de iniciar um reconhecimento de emoções e criar repertório sobre o tema.

Brincadeiras dirigidas

Brincar é a principal atividade da criança, é como ela se relaciona com o mundo e faz descobertas sobre ele e sobre si mesma. Os momentos de brincar livre e das brincadeiras dirigidas acontecem diariamente e o tempo alongado, sem interrupções, são fundamentais para o desenvolvimento dessa proposta. Conexão com o grupo, ampliação do repertório e desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais e motoras estão em jogo nesses momentos. O brincar livre acontece nos diferentes espaços da Sementes variando as explorações diariamente. As brincadeiras dirigidas acontecem na quadra, na casinha da árvore ou mesmo na cúpula, nesses momentos as educadoras sugerem e modelam uma brincadeira, que é sempre ampliada a partir das sugestões vindas da turma.

Música

A abordagem das aulas de música se baseia em experimentações sonoras e instrumentais, histórias e brincadeiras, uma maneira envolvente de introduzir as crianças ao mundo da música e trazer a cultura popular das cantigas e dos ritmos do nosso país.

Movimento

Observação atenta dos interesses das crianças é o elemento central no encaminhamento das propostas com os pequenos. Seguir suas ideias e propor a condução de movimentos, explorando diferentes posições, trabalham conhecimento do corpo, o seu deslocamento segundo instruções, mobilidade e desenvolvimento motor amplo. A forma como as crianças trazem suas vivências se transformam em brincadeira, movimentos e aprendizagem.

Literatura

As contações de histórias, acontecem diariamente e encantam as crianças, além das narrativas e das ilustrações, muitas vezes fantoches e objetos compõem esses momentos. A leitura auxilia na ampliação de seu vocabulário e repertoria com enredos que colaboram com o desenvolvimento do discurso.

Ateliê (M2)

O ateliê é um ambiente onde as crianças podem expressar sua criatividade de maneira livre. Com a exploração dos materiais, testando como se comportam em diferentes superfícies, os pequenos compreendem texturas e cores, promovendo a criatividade e ampliando os horizontes. A manipulação da argila, proposta frequente no ateliê, desenvolve habilidades motoras, a percepção de temperatura e consistência e possibilita construções tridimensionais.

VISPes

Vivências Imersivas Sensoriais Pedagógicas acontecem diariamente e são instalações pensadas para proporcionar experiências sensoriais e perceptivas a fim de ampliar o repertório cultural e artístico das crianças. Elas interagem com diferentes materiais e objetos presentes na instalação, manipulando-os e explorando suas possibilidades com autonomia. Nossa escolha pedagógica, sem temas norteadores, tem como objetivo que a vivência nas instalações seja altamente criativa e não imponha limites na exploração e no brincar. São espaços de experimentação e descoberta, nos quais as crianças podem expressar suas ideias e emoções com liberdade.

Veja algumas fotos das atividades