Granja Viana – Cotia – SP

Sementes do Alecrim é uma ESCOLA INOVADORA

que investe em um ambiente que promove o questionamento e a formação de um sujeito crítico e responsável por si e pelo seu entorno.

O desenvolvimento das competências – importante capacidade de mobilização de recursos que se constrói na relação com o outro -, acontece no cotidiano da Sementes. Por meio de projetos transdisciplinares que despertam o interesse das crianças, trabalham diferentes habilidades, ampliam repertório cultural e promovem construção de conhecimento, possibilitando uma aprendizagem significativa e perdurável.

Focar no processo é umas das premissas da Sementes do Alecrim. Em nosso cotidiano a escuta ativa e a atenção plena às brincadeiras e explorações das crianças são elementos norteadores do planejamento.

 

No centro de nossos valores, o respeito – às individualidades, à comunidade e ao meio ambiente -, apoia nossa proposta pedagógica.  Assim, o trabalho socioemocional está presente na rotina da Sementes, dos planejamentos às resoluções de conflito. Exercemos nosso papel no acolhimento das emoções, bem como no ensino/aprendizagem de seu manejo. Cada intervenção dos educadores tem intencionalidade e busca o desenvolvimento de habilidades como, resiliência, tolerância, autogestão, empatia, colaboração, abertura ao novo, engajamento e comunicação assertiva.

As expressões artísticas contam a história de um povo, sendo parte importante da cultura. Na Sementes do Alecrim acreditamos na potência das expressões artísticas na formação das crianças, assim oferecemos espaço e tempo para que explorem diversos materiais e se expressem em diferentes linguagens.  A arte está presente nas propostas do ateliê e ao livre, nas aulas de músicas e nas trilhas sonoras ouvidas na quadra e na cúpula. 

WhatsApp Image 2022-06-01 at 16.50.35

É por meio do BRINCAR que as crianças exploram e interpretam o mundo ao seu redor. Na Sementes, junto à natureza, fortalecem seus corpos, escalando, saltando e dependurando-se. Também se dão conta da interdependência entre os seres, desenvolvendo uma consciência ecológica. Nos momentos de brincar livre, desenvolvem a criatividade, habilidade de negociação, respeito ao próximo, ampliando o repertório para lidar com as frustrações e solucionar problemas. Brincando investigam, testam hipóteses, fazem cálculos e estimativas, recontam histórias e elaboram narrativas, ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais.