A alfabetização infantil é um processo fundamental para o desenvolvimento econômico e social de uma nação e deve ser tratada com respeito e atenção.
De acordo com Magda Soares, “a alfabetização é um processo de construção de conhecimento e habilidades, e não apenas uma aquisição de técnicas de decodificação”.
Quando é a hora da criança começar a ler e escrever?
Ao trabalhar com as crianças de maneira personalizada e considerando suas necessidades e características individuais, professores podem garantir o sucesso na alfabetização e o desenvolvimento de habilidades valiosas para a vida toda.
O processo de alfabetização inclui a consciência fonológica, a habilidade de identificar e manipular sons na fala, e o letramento, a capacidade de compreender e utilizar a linguagem escrita de maneira efetiva na vida cotidiana. Brincadeiras que envolvam a identificação de sons, rimas e jogos de palavras, bem como a leitura de histórias, jornais, revistas, entre outros, são importantes para o desenvolvimento dessas habilidades.
Como é o processo de alfabetização na Escola Sementes do Alecrim?
Na Escola Sementes do Alecrim, a alfabetização acontece de forma respeitosa e personalizada, observando o ritmo e o conhecimento de cada um, tendo como objetivos fomentar o interesse da criança pelos livros e pela leitura, torná-las leitoras críticas e produtoras de textos criativos. Os professores utilizam metodologias inovadoras, como o uso da escrita e leitura em sua função social real, como registro de materiais para um experimento, elaboração de bilhetes, confecção de regras de jogos…
“A alfabetização não é simplesmente saber ler e escrever, mas sim ter acesso à informação e saber usá-la para seu próprio crescimento e para o bem da sociedade.” – Nelson Mandela